Por que preciso de um certificado SSL e o que é?

Hoje vamos contar a você o que é um certificado SSL, como a segurança dos dados depende dele e por que seu site precisa ser transferido para o protocolo HTTPS seguro.

O que é SSL e para que serve?

SSL é um protocolo de criptografia criptográfica que garante a segurança dos dados. Em outras palavras, um certificado SSL é uma marca de validação que garante que seu site seja seguro para os visitantes. O fato de SSL estar instalado e o recurso estar protegido é indicado pelo “cadeado” na linha do navegador:

Mas surge a pergunta: por que o site não funciona com segurança imediatamente? E o que significa a palavra “seguro”? Vamos descobrir.

Quando você registra o endereço do seu site (domínio), vincula-o à hospedagem e publica o seu site, ele funciona em HTTP (HyperText Transfer Protocol) por padrão:

HTTP é um protocolo de transferência de dados de aplicativo usado no início da Internet. Ele ainda funciona corretamente (os dados ainda estão sendo transmitidos com sua ajuda), mas tem uma grande desvantagem.

Os dados transmitidos por meio deste protocolo não são protegidos de terceiros. Na prática, isso significa que qualquer solicitação que chega ao site http://site.ru pode ser interceptada por invasores. Por exemplo, nos casos em que o usuário insere o número do cartão do banco no site para pagamento.

Os fraudadores usarão as informações roubadas para seus próprios fins, mas as reclamações e a negatividade não irão para eles, mas para o site no qual as informações vazaram – eles não protegeram os clientes.

O fato de o protocolo HTTP não ser recomendado para uso na realidade moderna é confirmado na interface dos navegadores. Esse aviso no Google Chrome acompanha sites que usam um protocolo inseguro:

E isso não é um capricho da Google Corporation. Essas mensagens estão presentes ao abrir sites desprotegidos em todos os navegadores populares (Yandex Browser, Opera, Firefox, Edge e outros).

Além da vulnerabilidade, um site sem um certificado SSL está sujeito a outro problema. Desde 2014, os maiores buscadores Yandex e Google pessimizam (caíram nos resultados da busca) sites que funcionam em HTTP. Portanto, em um cluster altamente competitivo, sites com HTTP na barra de endereço podem “perder” para recursos protegidos.

Os certificados SSL são necessários para evitar o acima. Depois de conectar o certificado SSL ao seu site, você pode começar a substituir o HTTP inseguro por HyperText Transfer Protocol Secure. Portanto, os proprietários de empresas que desejam que os sites de suas empresas não sejam esquecidos pelos clientes e pelos mecanismos de pesquisa não podem dispensar o SSL.

Traduzir um site para HTTPS consiste em duas etapas:

  1. Compre um certificado SSL adequado.
  2. Conexão SSL ao site e configuração.

Ambas as etapas requerem conhecimento técnico, portanto, você pode entrar em contato conosco para obter ajuda com este problema.

Leia também esse artigo: Crianças e Gadgets: Dicas para os pais na era digital

Como comprar um certificado SSL

Um certificado SSL para um domínio é emitido e pago por um ou dois anos. Após a expiração, ele deve ser renovado.

Primeiro, escolha um certificado que atenda aos seus objetivos de negócios. Os certificados SSL vêm em vários tipos: SSL de validação de domínio (DV SSL), SSL de validação de organização (OV SSL) e SSL de validação estendida (EV SSL).

  1. DV SSL – certificados básicos que apenas confirmam a propriedade do domínio. Normalmente usado para projetos informativos (blogs, sites informativos e sites de portfólio). Emitido dentro de 1-3 dias.
  2. OV SSL – certificados padrão disponíveis apenas para pessoas jurídicas. Eles confirmam a propriedade do domínio e a existência da organização. Usado para sites de negócios e lojas online. Emitido dentro de 3-10 dias.
  3. EV SSL – certificados estendidos que também estão disponíveis apenas para pessoas jurídicas. Eles se diferenciam do OV SSL pela maior confiabilidade: ao emitir um certificado, as atividades da empresa são cuidadosamente verificadas. Além disso, EV SSL confirma visualmente a alta confiabilidade do site, destacando-o em verde na barra de endereço na maioria dos navegadores. Este tipo de certificado é recomendado para bancos e plataformas de e-commerce. Emitido dentro de 10-14 dias.

Além disso, os certificados SSL diferem dependendo da autoridade de certificação que os emite: GeoTrust, GlobalSign, Thawte, DigiCert, Comodo. Vamos ajudá-lo a comprar e instalar um certificado em qualquer centro.

Mas primeiro, você precisa escolher um certificado que se adapte ao seu projeto em termos de nível de segurança. A emissão de um certificado SSL é o primeiro passo para um site confiável. Outras ações requerem conhecimentos especiais na esfera de TI, tk. a tradução de sites para HTTPS consiste em 2 etapas:

  1. Instalando um certificado SSL no site.
  2. Redirecionando solicitações de HTTP para HTTPS e eliminando conteúdo misto.

Related Articles

As armadilhas dos negócios do Instagram

Vamos dar uma olhada mais de perto no negócio no Instagram. Vamos considerar seus principais problemas: do registro de empresas à fraude e bloqueio de contas, além de analisar 5 erros de novatos no negócio do Instagram. Hoje, criar um perfil em uma rede social e construir um negócio com base nisso é um esquema padrão. O […]
Read more

Crianças e Gadgets: Dicas para os pais na era digital

Em um mundo onde as crianças crescem “digitalmente”, ajudá-las a aprender maneiras saudáveis de usar a tecnologia é essencial, e os pais desempenham um papel muito importante no ensino dessas habilidades. Faça seu próprio plano de mídia familiar. A mídia deve trabalhar para você e dentro da estrutura de seus valores familiares e estilo parental. Quando usada […]
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Search for: