As armadilhas dos negócios do Instagram

negocios no Instagram

Vamos dar uma olhada mais de perto no negócio no Instagram. Vamos considerar seus principais problemas: do registro de empresas à fraude e bloqueio de contas, além de analisar 5 erros de novatos no negócio do Instagram.

Hoje, criar um perfil em uma rede social e construir um negócio com base nisso é um esquema padrão. O Instagram se tornou uma plataforma de negociação poderosa, onde vários produtos e serviços são vendidos com sucesso. E aqui o principal é escolher o nicho certo. Você pode ler sobre uma seleção de ideias de negócios no Instagram

E neste artigo vamos falar sobre as armadilhas e peculiaridades do negócio no Instagram. Prevenido vale por dois!

Eu preciso registrar uma empresa

sim. Mas existem muitas suposições e opções aqui. Considerando que o caminho para as vendas no Instagram é bastante longo (criação de conteúdo, captação de público, divulgação de um produto / serviço), é melhor não se apressar em registrar um IP . Mas, neste caso, é mais correto falar sobre a “fase de teste” durante a qual você vai montar o negócio. E quando as vendas começarem, cadastre-se e fique tranquilo.

Também hoje precisamos ter em mente o formato do trabalho autônomo , que está se tornando disponível em um número cada vez maior de regiões da Rússia. Para uma empresa no Instagram, é adequado nos casos em que você não revende produtos e não contrata funcionários, mas, por exemplo, vende produtos feitos à mão que você mesmo fabrica. Você pode ler mais sobre o tópico feito à mão no Instagram

Sobre a tributação das empresas no Instagram

Os impostos também terão de ser pagos. Recentemente, o negócio no Instagram atraiu muita atenção das autoridades regulatórias. A rede social se tornou uma poderosa plataforma de negociação na qual circulam grandes somas de dinheiro.

Obviamente, a receita de vendas no Instagram de acordo com o Código Tributário da Federação Russa é reconhecida como base tributável.

Por ser um sistema de tributação para empreendedores individuais, pode-se optar por um regime simplificado no valor de 6% da receita ou 15% do lucro líquido. Em algumas regiões, a partir de 1º de janeiro de 2019, em algumas regiões, você pode optar pelo regime tributário autônomo . A taxa de imposto é de 4% ou 6%.

Fraude no Instagram

Ao administrar sua empresa no Instagram, você pode enfrentar fraudes de várias formas. Clientes, parceiros e concorrentes inescrupulosos estão enganando. Tanto iniciantes quanto empreendedores experientes podem cair na armadilha.

Clientes fraudulentos

A fraude nesta categoria geralmente está associada a um problema de pagamento. O esquema clássico: uma pessoa que deseja fazer um pedido grande escreve para você. Mas, de repente, surge um problema – ele tem um cartão de outro banco e, para a transferência, precisa do número do cartão, da data de validade e do número CVS no verso. O esquema pode mudar, mas a essência é a mesma: o cliente tem um problema com o pagamento e ele se oferece para fazer alguma ação com o cartão dele. Obviamente, você não precisa fazer isso.

Alguns clientes tentam ditar seus termos de venda e insistem no pós-pagamento. Não é verdade que se trata de golpistas, mas o risco é muito alto. Recomenda-se trabalhar com pré-pagamento de 100%, dando aos compradores todas as garantias de sua confiabilidade. O pós-pagamento pode ser aplicado se você estiver enviando em dinheiro na entrega. Mas se você fornece serviços, é melhor esquecer o pós-pagamento. Existe o risco de, após receber o serviço, o cliente decidir poupar dinheiro e simplesmente se recusar a pagar. Ele pode dizer que está insatisfeito com a qualidade do serviço ou simplesmente bloquear sua conta e desaparecer na névoa. Normalmente, o pré-pagamento de 100% é usado para serviços. Em alguns casos, pagamentos adiantados.

Outro problema é a captura de tela de transferência de fundos falsa. Existem sites especiais que permitem falsificar um cheque de pagamento. Portanto, não envie itens até ter certeza de que o pedido foi pago.

Parceiros de embuste

Existem casos frequentes de engano em matéria de promoção. O primeiro caso é quando o proprietário de uma empresa compra publicidade de um blogueiro, mas ele não cumpre o acordo ou faz o trabalho mal, o que acarreta uma perda no orçamento de publicidade.

O segundo caso é quando os organizadores do Giveaway oferecem serviços ao proprietário de uma conta empresarial. A participação em tais eventos pode custar de alguns a várias centenas de milhares de rublos. Por esse dinheiro, eles prometem um influxo de assinantes e muitos, muitos pedidos. Essas condições ainda atraem muitos. Então, o desenvolvimento dos eventos pode ser diferente, mas o resultado é o mesmo – não há resultados prometidos, o dinheiro foi desperdiçado e as estatísticas da conta foram corrompidas. Organizadores inescrupulosos podem desaparecer coletando uma quantia em dinheiro e não concluindo o trabalho; ou podem lançar assinaturas falsas em sua conta, o que afetará negativamente as estatísticas. Na prática, aconteceu que o Instagram bloqueou uma conta após dar um Giveaway.

Concorrentes injustos

O principal problema é a violação de direitos autorais. Quando uma marca no Instagram se torna popular, eles imediatamente começam a fingir. Eles copiam não apenas o produto em si, mas também a conta – estilo, recursos, design, etc. E a peculiaridade do negócio no Instagram é justamente que o plágio ocorre muito mais rápido do que offline.

Não há proteção de direitos autorais neste caso. Além disso, a reputação da sua empresa pode ser prejudicada. Entre esses plagiadores, também existem golpistas que enganam seus clientes. E clientes insatisfeitos formam uma opinião negativa sobre sua marca, embora você não tenha nada a ver com isso.

É muito difícil proteger sua empresa dessas situações. Você precisa estar sempre pronto para resolver rapidamente esses problemas.

Por que eles podem bloquear uma conta no Instagram?

As contas na Internet russa praticamente não são protegidas. Eles podem ser facilmente hackeados ou bloqueados. Para um negócio que é esmagadoramente construído em uma conta do Instagram, esse é um problema sério.

Vamos considerar os principais motivos pelos quais sua conta pode ser bloqueada:

  • A atividade da conta aumentou drasticamente: um rápido aumento em assinaturas, curtidas ou comentários. O sistema reconhece isso como o uso de métodos de promoção negra – seguidores em massa ou preferência em massa. A oferta geralmente leva a tais consequências.
  • Violação de direitos autorais em fotos ou textos. Portanto, gere conteúdo exclusivo, não baixe fotos da Internet e, além disso, não roube textos de outras pessoas.
  • Publicar um grande número de fotos por minuto. Use o carrossel para colocar várias fotos.
  • Spam da sua conta
  • Inúmeras reclamações sobre seu conteúdo. Você pode criar conteúdo de qualidade e administrar seu negócio honestamente, o que irritará seu concorrente – e ele decidirá incitar bots e spammers em sua conta. Como resultado de tais ataques, sua conta será bloqueada.
  • Postagens que violam as regras do Instagram. Não vamos nos alongar sobre isso com mais detalhes. Você pode encontrá-los na própria rede social.
  • Falha do “Instagram”. Isso não acontece com frequência, mas ainda há casos conhecidos em que o Instagram bloqueou contas sem motivo aparente. Portanto, mesmo o cumprimento de todas as regras não é uma garantia de que sua conta não será bloqueada.

E se isso aconteceu, nem sempre é possível sair do bloco. O suporte técnico do Facebook, dono do Instagram, nem sempre resolve os problemas prontamente. Portanto, é melhor ter cuidado e não levar a isso.

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O risco é que o Instagram seja uma rede social dinâmica em constante mudança, incluindo as regras da comunidade. Você pode se deparar com uma situação em que sua conta atendeu totalmente aos requisitos e, em seguida, algo mudou – e sua conta foi colocada na lista negra.

Por exemplo, durante algum tempo no Instagram foi possível vender gratuitamente serviços e produtos para emagrecer. Afinal, junto com especialistas conscienciosos, havia muitos golpistas e spammers. O Instagram baniu a publicidade de produtos para perda de peso. Em qualquer caso, esta é uma limitação para o desenvolvimento de negócios. E quem veio para o Instagram há muito tempo, desenvolveu seu negócio e investiu nele, agora está sofrendo com as novas regras.

Recurso de contas empresariais

As contas comerciais têm o problema de impessoalidade da conta. De uma forma ou de outra, o Instagram é uma rede social para a qual a personalidade é importante. A especificidade das contas empresariais é que são menos personalizadas. Não há personalidade que os assinantes tenham interesse em seguir. Para obter a atenção e a confiança dos clientes em potencial, você precisa tomar mais medidas.

É psicologicamente mais fácil para as pessoas comprarem de uma pessoa real, porque elas sabem a quem contatar em caso de problemas. E quando as pessoas compram de uma empresa impessoal, é mais difícil fazer uma compra do que online. Os usuários não percebem o Instagram como uma loja online. Vêm à rede social para saber novidades de conhecidos, para ver a vida das estrelas, para conversar, para ver conteúdos lúdicos … Não têm por que comprar nada.

Muitas contas de empresas parecem frias e muito formais. Eles não inspiram confiança, não interessam, não evocam emoções, não se apegam. No Instagram, os assinantes confiam muito mais nas pessoas – blogueiros, líderes de opinião, cujos blogs são acompanhados.

5 erros que aspirantes a empreendedores cometem no Instagram

Erro 1. Assinantes oprimidos / inativos

No Instagram, o principal não é o número de assinantes, mas o interesse deles pelo seu produto. Você pode ter 10 mil assinantes, dos quais apenas 10 pessoas são seus compradores potenciais. Ou talvez 1 mil assinantes, onde todos terão interesse no seu produto / serviço.

Portanto, aumentar o número de assinantes usando bots não é mais relevante e, além disso, perigoso. Primeiro, os bots reduzem a taxa de engajamento em sua conta. Em segundo lugar, o Instagram começou a bloquear contas com bots. A conclusão é óbvia.

Erro 2. Desatenção ao design

O Instagram é uma vitrine onde você mostra seu produto. E sua principal tarefa é apresentá-lo lindamente. Textos e fotos ruins não venderão nem mesmo o produto da mais alta qualidade. Mas um conteúdo bonito e correto pode atrair um cliente mais do que o próprio produto.

Erro 3. Longo caminho para comprar

Alguns vendedores no Instagram organizam uma busca real para seus clientes. Preço direto, descrição do produto no site, para saber os detalhes, escreva para o Whatsapp. Esses esquemas complexos ainda existem hoje, embora tenha ficado claro que eles apenas assustam os clientes.

É preciso lembrar: quanto menos o cliente precisar fazer “gestos” para uma compra, melhores serão as vendas. Portanto, você precisa pensar sobre o esquema de trabalhar com o cliente com antecedência, simplificando o processo de pedido tanto quanto possível.

Erro 4. Colaboração ineficaz com blogueiros

Uma das formas mais comuns de promoção no Instagram é anunciando com formadores de opinião. Os blogueiros cooperam em termos de pagamento para postagens de publicidade, bem como em uma base de permuta (tudo depende do blogueiro e do seu produto). E aqui é muito importante mencionar: antes de propor cooperação a um blogueiro, verifique sua conta. No mínimo, certifique-se de que seu produto / serviço se encaixa no conceito do próprio blogueiro e que a oferta pode ser relevante para ele. Alguns, por exemplo, não cooperam em regime de permuta. E houve ocasiões em que um blogueiro vegetariano foi oferecido para anunciar um restaurante de carnes. Esses “erros” são insignificantes que podem afetar negativamente a reputação de sua empresa. Mas, neste caso, o erro não causa perdas financeiras graves.

Mas a escolha errada de um blogueiro para publicidade pode levar a uma drenagem no orçamento de publicidade. Os motivos podem ser diferentes – incompatibilidade com o público-alvo, má publicidade, baixa atividade na própria conta – ou seja, você compra publicidade, na esperança de atingir um público de 10 mil pessoas, mas na verdade, 50-60 assinantes reais veem o anúncio e tudo o mais é inativo ou trapaceiro. Para evitar esse problema, primeiro verifique as estatísticas da sua conta em sites de terceiros. Por exemplo, existe o serviço Livedune.

Erro 5. Progresso inconsistente

Então, você desenhou lindamente seu perfil, criou conteúdo de alta qualidade, comprou anúncios de um blogueiro e recebeu seus primeiros pedidos. Qual é o próximo?

E então – a mesma coisa. No Instagram você precisa estar constantemente ativo. Não será possível partir com méritos anteriores. Inclua um alvo, organize colaborações com líderes de opinião, gere conteúdo interessante, envolva seu público e introduza novos esquemas de promoção. Então seu negócio no Instagram poderá se desenvolver.

Em custódia

 

Ganhar dinheiro no Instagram é bem real. Mas quando for abrir seu negócio nessa rede social, você precisa seguir todas as regras e levar em consideração as nuances. O empreendedor pode enfrentar riscos específicos – alguns podem ser evitados, outros não administráveis.

O Instagram é uma rede viva e crescente. Algo está sempre mudando aqui: as configurações do próprio sistema, a avaliação das postagens, novas tecnologias de promoção. Tudo precisa ser monitorado e ajustado. Os negócios no Instagram são uma luta constante com os concorrentes e com o próprio sistema.

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