Como economizar água

Como economizar água

A economia de água faz parte de um conjunto de medidas que visam reduzir o custo das contas de serviços públicos.

Apesar de na estrutura geral das contas mensais de serviços públicos, a cobrança de água estar longe do primeiro lugar, em termos de um ano, os valores ainda são expressivos, o que significa que precisam ser reduzidos.

Com a abordagem adequada, o valor que você paga mensalmente pela água usada pode ser reduzido em duas ou até três vezes.

Maneiras de reduzir o consumo de água

Encanamento

Antes (ou depois) da instalação do medidor, o estado de todos os dispositivos e linhas deve receber atenção especial. Via de regra, nossas mãos “não alcançam”, então simplesmente preguiça, mas em qualquer casa há lugares onde há pelo menos algum tipo de vazamento, ainda que insignificante. Se considerarmos que agora não só o líquido vai para o esgoto (para o solo), mas também o nosso dinheiro, não é pecado gastar pouco.

Em primeiro lugar, você deve manter o encanamento em boas condições de funcionamento. De que tipo de economia podemos falar quando a água geralmente flui assim ?!

Repare ou substitua quaisquer torneiras com vazamento. Além disso, tente fechar bem a torneira.
O gotejamento da torneira é uma perda de até 24 litros por dia (720 litros por mês), fluindo da torneira – até 144 litros por dia, (ou seja, até 4.000 litros de água por mês)!

Para referência, as perdas por unidade de encanamento por ano são aproximadamente as seguintes:

tanque de descarga defeituoso – cerca de 65.000 litros;
vazamento da torneira – cerca de 75.000 litros.

A isso podem ser adicionadas as juntas de tubos colocados no local. O valor total, levando em conta a tarifa, acaba sendo impressionante. Apenas para 1 guindaste (a 20 rublos / m 3 ) – cerca de um mil e quinhentos. Mas há vários deles no apartamento, e muitos do mau proprietário vazam.

Mixers

Como já mencionado, o modelo do tipo alavanca é preferível. Passamos muito tempo tentando encontrar a temperatura certa da água quente, e constantemente abrimos ambas as torneiras, desperdiçando-o. Esses misturadores podem reduzir a taxa de fluxo em aproximadamente 8 l / min.

Para reduzir o consumo de água, é aconselhável instalar um misturador de alavanca em vez de válvulas convencionais operando no princípio de desparafusar / apertar. Tal guindaste desliga a linha instantaneamente. Se considerarmos que usamos misturadores todos os dias, muitas vezes, então o cálculo da economia resultará em uma quantia considerável somente nisso. O uso de tais dispositivos pode economizar até 60% de água.

Instale caldeira

Em cada região, as tarifas para en / recursos são definidas pelas autoridades locais. Em alguns casos, um aquecedor de água com armazenamento também economiza água. Não faz sentido usar água quente para pequenas necessidades domésticas, se a água quente também pode ser retirada do tanque da caldeira. É necessário comparar os custos de aquecimento (custo do líquido enchido + consumo de energia) e de uso do principal. Paralelamente, é aconselhável instalar um contador de eletricidade / energia com contagem em separado de acordo com as taxas diurna e noturna, e aquecer a água a partir das 22h00 ou de madrugada.

Banheiro

Não é apenas que o antigo está constantemente “vazando”. Existem dispositivos com dois modos de operação – escoamento total e econômico. Por exemplo, instale um vaso sanitário com uma cisterna que funcione em dois modos – padrão e econômico, o que vai economizar cerca de 15 litros de água por dia para uma família de três pessoas. Assim, em um ano você economizará 5.500 litros de água.

Às vezes, o vazamento no banheiro é imperceptível. Para ter certeza de que a válvula de fechamento do tanque está funcionando bem, basta adicionar um pouco de tinta na água. Se depois de algum tempo aparecer alguma sombra no fundo da tigela, então há um vazamento.

Chuveiro em vez de banheira

Os benefícios são óbvios, principalmente para quem gosta de fazer tratamentos com água várias vezes ao dia, mesmo pela manhã, antes do trabalho. Primeiro, isso economiza muito tempo. Em segundo lugar, o consumo de água será reduzido significativamente. “Através” do chuveiro, serão necessários cerca de 80 litros para um procedimento de 5 minutos. São 8 baldes de 10 litros cada, o que claramente não é suficiente para encher um banho de dimensões padrão nem pela metade. Essa previsão economizará cerca de 1.700 rublos por ano.

Se definir a uma cabeça de chuveiro com orifícios mais pequenos, a taxa de fluxo pode ser reduzida para 1 / 3 – 1 / 2 . Existem à venda produtos com arejadores que misturam água com ar. É bom para massagem, e economiza água – 2,5 – 3 vezes, e sem reduzir a eficácia do procedimento.

O que mais prestar atenção

É necessário organizar adequadamente a lavagem da louça. Normalmente, a torneira da pia está sempre aberta, independentemente do que estamos fazendo no momento (o consumo aproximado é de até 5 l / min). Soma-se a isso a inconveniência do uso excessivo de detergentes, pois será necessária mais água para enxaguar a louça.

Ao lavar a louça, não mantenha a torneira sempre aberta. Usar água corrente é duplamente desperdiçador, pois não só aumenta o consumo de água, mas também de detergente. Se a torneira for fechada entre os enxágues dos pratos, o consumo de água diminuirá dez vezes.

Para lavar pratos, é claro, é melhor usar uma máquina de lavar louça, que consome uma ordem de magnitude menos água em comparação com a lavagem manual. Isso economiza água, tempo e dinheiro (detergentes). A máquina de lavar louça economiza até 2/3 da água usada para lavar a louça.

Lavar roupas à mão é mais caro do que usar uma máquina de lavar.

Do ponto de vista do consumo econômico, uma “grande” lavagem na máquina de lavar é melhor do que várias “pequenas”.

Toda pessoa acostumada a se cuidar escova os dentes, e não só pela manhã. A questão é – quanta água é desperdiçada enquanto “trabalhamos” com uma escova, enxaguamos a boca? Conclusão – a torneira deve ser aberta somente quando necessário. Se você calcular a economia do ano, não terá graça.

Feche a torneira ao escovar os dentes. Para enxaguar a boca, tome um copo d’água. Assim, você economizará até 45 litros de água – é a quantidade que vai pelo ralo em uma torneira aberta em 3 minutos.

Se a sua cisterna de banheiro não estiver equipada com dois modos de descarga, uma ferramenta simples ajudará a evitar a perda de água. Encha uma garrafa de plástico de 2 litros com água e coloque no tanque. Este simples “dispositivo” economiza até 20 litros de água limpa por dia.

Instale bicos de pulverização nas torneiras. Também ajudará a reduzir a ingestão de água.

Freqüentemente, as donas de casa precisam lavar frutas ou vegetais. É muito mais econômico fazer isso em um recipiente e não debaixo de água corrente.
Não lave legumes e frutas em água corrente. Use uma tigela para lavar os alimentos. Este método permite que você limpe com eficácia a areia e a sujeira da fruta. Você só precisa de 3 litros de água para encher uma panela ou tigela grande, enquanto durante a lavagem contínua das frutas, 15 litros de água saem da torneira a cada minuto.

O mesmo se aplica à descongelação de aves, peixes ou carnes. Em qualquer casa existem bacias, tachos, que não requerem muita água para encher.
Não descongele alimentos em água corrente. Além de seu consumo inadequado, isso está repleto de deterioração nas propriedades dos produtos. É melhor transferir os alimentos do congelador para a geladeira com antecedência.

O artigo lista as opções de economia mais eficazes que permitirão que você economize fundos significativos sem usar medidas para limitar severamente suas necessidades diárias, mas apenas reduzindo custos desnecessários com água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Search for: